Quem tem medo de sexta-feira 13?

 

Imagem

A sexta-feira no dia 13, de qualquer mês, é popularmente considerada como um dia de azar

Existem superstições relacionadas com esta data, cristãs e pagãs.

Começando pelas pagãs.

Uma delas é da mitologia nórdica conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados e que Loki, por.sempre semear a discórdia não foi convidado, ocorre que ele apareceu sem ser chamado, provocando tanta confusão e cizania que culminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.

Em outra lenda, esta já Cristianizada,( que inclusive nos dá uma pista de como os Deuses antigos foram sendo transformados em maléficos pela nova religião)Temos como protagonistas as Deusas da família, do amor e da beleza. Friga e Fraya (que deu origem a frigadag, ou Friga`s day – Friday -sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga e Fraya foram transformadas em bruxas. 
E como vingança por esta injúria passaram a reunir-se todas as sextas com outras 10 bruxas e o demónio ( Que alguns estudiosos dizem ser Loki) os 13, nesses encontros, divertiam-se a rogar pragas aos humanos.

Imagem

Outra associação ao número 13 e as mulheres é o fato de no calendário lunar, termos 13 luas cheias, a lua por exelencia é ligada a Mulher a feminilidade e as transformações novamente uma ligação com o feminino e a força advinda dele, que a nova religião repugnava.

Falando neles, da parte Cristã da superstição, não faltam histórias :

Algumas relatam que o grande dilúvio terá acontecido numa sexta-feira, que a morte de Cristo ocorreu numa sexta-feira, daí a Sexta-Feira da Paixão e que os marinheiros ingleses evitam ir para o mar à sexta-feira.

Recorde-se ainda, que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, de forma trágica.

No cristianismo existe outro relatado, para além da morte de Cristo, de um evento de má sorte a 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França, data em que os seus membros foram presos, em todo o País, e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Existe até a triscaidecafobia que é um medo irracional e incomum do número 13 e o medo específico da sexta-feira 13, uma fobia chamada de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Imagem
Outras Curiosidades:
Conta-se também, que em países como a Índia e o Japão, o número 13 é muito bem-vindo, sendo utilizado em prédios e símbolos sagrados.

É nos Estados Unidos contudo, que o número 13 apresenta mais contradições. O País começou com as 13 colónias e a sua bandeira tem 13 listas. Mas, na terra do Tio Sam, é comum alguns prédios não terem o 13° andar para evitar o mau agouro.

Curiosamente, em Portugal existem cidades que celebram as sextas-feiras 13.

A maior festa acontece no castelo de Montalegre, Trás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada.

Na vila de Vinhais, na aldeia de Cidões, também se festeja a sexta-feira 13. Nesta festa, as pessoas reúnem-se à volta de uma grande fogueira. Há também um banquete com produtos locais.

Em Cavalinhos, Leiria, as mulheres juntam-se num encontro onde os homem não podem participar.

Noutras cidades portuguesas, como Braga, Loulé ou Porto, a sexta-feira 13 é celebrada com muita animação e com muitas bruxas à mistura.

Pessoalmente adoro as sextas! Sejam 13 ou não.

Nenhuma superstição moro com 2 gatos pretos(e um Branquelinho) todos com nomes de Bruxos e devo dizer que minha.vida é mais feliz e abençoada pela presença deles.

 

Aliás a sandice do medo de gato preto é puramente medieval, mais especificamente da época da inquisição, onde se associava gatos a mulheres mais velhas e excêntricas ( na verdade parteiras e mulheres sábias, mas o estereótipo permanece até hoje) Quanto a cor do bichano é apenas que.preto é a cor do escuro e assim associado as trevas, afinal nós humanos tememos o que não conhecemos e não vemos.

Imagem

E você tem medo da sexta-feira 13?
=^.^=

Fontes consultadas:
livro Mitos, Lendas e magias
Site vozes da campina.
Meu celebrinho.

Anúncios
Esse post foi publicado em Aleatórios e Pensamentos ou Seria pensamentos aleatórios? e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s