9ª Semana para Brighid – Concepções Errôneas

Brigid-45395830116

Concepções errôneas, não sei se há alguma específica a Brighid, além daquela que assola todos os Deuses por nós humanos:

A ideia que os Deuses e Deusas tem um único aspecto.

Infelizmente é muito comum ver no meio pagão e exotérico rituais, encontros, workshops deste ou daquele Deus ou Deusa,  são inúmeros os ritos de amor com Afrodite, ou magia de runas com Odin e por aí vai.

O que se nega ou melhor o que a grande parte desconhece nessas vivencias é a totalidade de cada Deidade e  a gama de aspectos que cada uma traz.

Pego os exemplos já citados, é inegável que Afrodite é a Deusa do Amor e da Beleza dos gregos, mas já se perguntaram qual o tipo de amor que você irá atrair?

Afrodite nem de longe é conhecida por um temperamento dócil ou afável ao contrário ela é implacável com sua nora Pisique, praticamente destrói a vida de Pares – quando este escolhe outra Deusa como a mais bela, para receber a maça de ouro e deixa Marte aos seus pés, por ele ter negado a se deitar com ela.

Pegando por suas lendas e mitos vemos que Afrodite é : voluntariosa bela, possessiva,doce,obstinada,ciumenta,encantadora entre outros; Assim é preciso ter ciência que pedir-lhe um amor ou beleza, é lidar com todas as características acima e outras tantas.

Odin por outro lado é visto como o Pai dos Deuses, senhor das Runas e da magia       Porém ele é também o pai da forca, feliz com a guerra, trapaceiro,andarilho,sábio,xamã – Há quem o chame pelos seus epítetos germanos Wodan ou Votan que por mais que “seja” a mesma divindade tem aspectos diversos e da mesma forma é preciso saber com quem e com qual aspecto se está lidando.

Quando entramos em contato com as divindades, seja de qual panteão for, seja para fazer um rito rápido ou pedir auxilio,saiba quem está chamando, tente conhecer a totalidade daquela divindade afim de não desrespeitar e nem criar problemas para si.

É dito que são precisos 3 Rs para alcançar o Resultado.
Respeito
Reconhecimento
Responsabilidade
Só assim obtém Resultado.

Lembrei de um aspecto de Brighid  que normalmente é negligenciado e que citei no texto anterior que é a Forja, não apenas aquela que inspira os  heróis as batalhas, ou ou a que molda o ferro no fogo afim, Brighid  tem um aspecto de batalha, de guerreira – E  em algumas tribos era chamada de Briga e é a Deusa de vida e da morte, diz se que os Brigantes eram seu povo mais amado e tinham o nome de sua tribo em sua honra.

Mesmo a Brighid Irlandesa  tem parcelas deste aspecto, um exemplo é a lenda que se segue:
” Certa vez  uma mulher ficou viúva e não tinha mais filhos que pudessem vir em seu auxilio, suas terras estavam localizadas na parte oeste do Lifey e eram abundantes e férteis, alem de possuir um pequeno moinhos, a Viúva sofria com assédio de bandidos e homens de ambição, que apresentavam propostas de casamento ou compra de suas terras.
Um dia cansados das recusas da velha senhora, tramaram para mata-la, felizmente a boa senhora era amiga da boa gente e eles a aconselharam a chamar por Brighid para vir em seu socorro, assim faz a viúva e ao por do sol do dia em que os homens tramavam matar a senhora chega Brighid em sua forma trina brilhante, com o fogo saindo de suas cabeças, uma trajando as vestes de uma Druida,seu outro aspecto trajando as roupas de bardo  com uma harpa nas suas mãos e  a terceira Brighid vinha vestindo uma armadura, espada e escudo e foi ela quem bradou:
Homens ambiciosos e vis que a vergonha e desonra caía sob vocês ou vós sob minha lamina, eis minha sentença largaram suas vidas e jurarão servir a esta avó, cada um por nove anos a começar por este que tramou sua vida, escolham servir ou me enfrentar.

Prontamente os homens se dobraram sob seus joelhos adoraram Brighid e juraram servir a senhora pelo tempo determinado.

Pelo exemplo desta lenda e tudo que foi dito acima é se vê a importancia de não encarar os Deuses como entidades monofacetadas e sim tão ricos e diversificados neles próprios quanto qualquer um de nós.

Hail Brighid.

briga

Anúncios
Esse post foi publicado em 30 Semanas para Brighid e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s