11° Semana para Brigid – Festivais, Dias Santos e Épocas Festivais.

Bom depois de quase um ano parada retorno minhas escritas e nada mais justo que retornar ao trabalho que deixei inacabado com minha Madrinha, e com a aproximação de Brigantia e a nova vida crescendo em mim, eu novamente me inspiro.

 

brigid

Na minha modesta opinião todos os dias, são dias de celebrar aos Deuses, pois toda manhã acordamos e toda noite deitamos pela vontade deles, assim de um forma ou de outra estamos sempre conectados ao divino, pois mesmo quando não nos lembramos deles, eles se lembram de nós, pelo menos gosto de pensar assim, mas todos nós gostamos de ter um dia dedicado apenas nosso e com os Deuses não seria diferente e assim estabelecemos as datas em que celebramos nossas Divindades.

Entre outros epítetos Brigid é conhecida como a senhora da Lactação das ovelhas, não por acaso um dos nomes de seu festival é Oimelc (literalmente lactação), a festa de Brighid é comemorada no hemisfério Sul dia 02 de Agosto e dia 02 de fevereiro no hemisfério Norte, junto com a celebração de Santa Brígida de Kildare.

Um fato curioso de se observar é que na Igreja católica, tanto a ocidental, como na Ortodoxa, o dia 02 de Fevereiro é também celebrado como a de Nossa senhora das Candeias ou a candelária, onde Maria purificada do parto (E Brigid é uma Deusa protetora dos Partos e Parturientes, como veremos) apresenta seu filho ao templo, isso nos mostra que mais que uma mera apropriação cristã de outra festividade pagã, nos mostra a força da Deidade primordial, que se nega a morrer, fazendo assim com que os cristãos usassem uma data já imposta a outra divindade, se transformando assim na nova forma de culto.

Dentro desta junção cristã e pagã, que permeia a figura de Brígid, destaca-se um fato interessante e rico sobre a comemoração do dia de Brígid ou Brigantia em Kildare:

É feita uma procissão, que saí da catedral de Santa Brígida até o poço sagrado e o carvalho, nesta procissão pela cidade cristãos e Pagãos (Druidas ou não, aparentemente o culto a Brígid ultrapassa essa coisa mundana de religião e apenas se foca na espiritualidade, cura e inspiração) andam juntos, ao final celebra-se uma missa e na sequencia uma cerimônia druídica.

O dia de Brighid ocorre entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera, quando o calor do sol começa a voltar a terra, e em alguns lugares começa o desgelo, assim Brighid também é aquela que anuncia a primavera.

Outro momento em que a presença da Deusa é não apenas lembrada, como antigamente celebrada é no momento dos partos, sendo ela a Deusa protetora das gestantes, parturientes e recém-nascidos, e talvez por todos estes atributos da Deusa é que no catolicismo místico da Irlanda, aquela que se tornaria Santa Brígida é tida como a madrinha de Jesus.

Outra associação que pode ser feita, não digo celebrada, mas que pode se tornar um dia de Brigid é na morte de um ente querido – Pois – Quando seu filho Ruadán morre na segunda batalha de Moytura, ela entoa o primeiro:

” Caoineach – Uma tradição Irlandesa de luto pelo que se foi, este é feito sob lamentos com gritos e prantos violentos – Dizem que quanto mais pungente e intenso o lamento, se saberia o quão bem quisto era o falecido.” (Site Keltia Brasil – Wallace William)

A época da celebração de Brighid é uma época para se purificar, encontrar ou reencontrar aquilo que te move, que te inspira. E essa época não precisa ser apenas no dia consagrado a ela, ou nas ocasiões citadas, como disse no início TODO DIA é dia de cultuar, agradecer, se curar, se inspirar. Todo nascer do dia uma renovação, cada alvorada e crepúsculo uma nova oportunidade e novas batalhas, pois é através de nossas lutas,  que nós nos inspiramos e através da inspiração vem a cura.

Embora esteja um tanto  antecipado,  visto que ainda estamos no início de Janeiro, mas realmente não queria esperar até Fevereiro para voltar a escrever, então que todo dia seja dia de Brigid.

Maith Brigantia !!!!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s