Dia 9 – Ancestralidade

 

Para entender ancestralidade no druidismo moderno é preciso ter ciência que para nós este conceito extrapola os laços da consanguinidade e abarca nossos corações e espíritos, bem como a terra e o lugar que vivemos.

Temos então ancestralidade de sangue, de espírito e da terra.

A mais simples de explicar é o de sangue.

São teus parentes, aqueles que você gostando ou não se juntaram para lhe dar origem, pais, avós, bisávos e por aí vai.algo importante a ser levado em conta é: você não precisa necessariamente gostar deles, contudo há de se honra-los, no sentido de lembrar que através deles você existe, e lembrar-se sempre do porquê não gostastral em específico, afim de ser um guia de conduta para sua vida, para evitar os mesmos erros, atitudes, posturas ou a falta destes.

Mas ha algo que poucos se dão conta nesta ancestralidade, pense antes de teus pais, ha um primeiro ancestral a ser levado em conta.

Faça um exercício: lembre-se de algum episodio de tua infância. Agora pense aquela criança ainda existe? A resposta mais provável é Não. Ela pode estar em você, ser parte de ti, pode tê-los levado a ser o que são hoje. Mas não é mais você.

Seu primeiro ancestral é você mesmo. Reverenciamos (ou deveríamos) os que vieram antes, mas com que frequência nos esquecemos de nos próprios, é gratificante parar para se autoanalisar e constatar os fatos, pessoas, eventos que transformaram a criança no ser que você olha no espelho todo dia. E rever tuas escolhas posturas, erros e acertos e saber que eles estão te levando ao ser que é , e se levarão ao ser que no futuro, gostaria de ser. Toda vela projeta uma sombra e as mais brilhantes também tem as sombras mais densas, “mau” e “bem” todos temos, mas o que vai nos posicionar na vida  são as atitudes que tomamos, e destas pavimentar nossos futuro, com o tempo seremos ancestrais de outros e é preciso analisar qual o legado que queremos deixar.

Se ainda não fez esta reflexão faça. Vai se surpreender com o resultado.

A ancestralidade de espirito é mais complexa, é aquela em que você se liga pela afinidade, pelos ideais e idéias, muitas vezes não se conhece fisicamente a pessoa ou  lugar, que nos inspiram ,mas ha esta conexão inexplicavelmente forte e bela, são aqueles que nos influenciam, tendencionam e não apenas em relação ao caminho espiritual e sim de nossos caminhos como um todo, nossa vida de forma geral. Amigos, professores, autores, músicos, poetas, livres pensadores, todos contribuem de uma forma ou de outra com a formação de nosso caráter, nossa personalidade e gostos,dizem que os amigos são a família que escolhemos, pura verdade.

A terceira das ancestralidades é a de lugar.

O local que você reside já foi um sonho ou um projeto, já se deram conta disso?Alguém parou planejou, economizou, investiu para que sua casa esteja lá. Tenha sido o acalento do coração de alguém em ter sua casa, como era feito décadas atrás, seja algo absurdamente materialista como uma empreiteira, não importa, há uma historia.

E se tudo isso ocorre com uma casa o que dirá da tua cidade, estado, País; as historias vão se avolumando e ultrapassam a historia humana, pensando nos continentes vemos a historia da terra  suas mudanças, as glaciações e seus antigos habitantes, hoje extintos, recuando ate a própria origem da terra

E o bom nesta amplitude de pensar é ver que somos um  grão de areia, se comparado com a ancestral idade da terra e ao mesmo tempo o quão fantástico é o fato de saber que esse mesmo  grão de areia, já foi poeira estelar.

Anúncios
Esse post foi publicado em 30 Dias Druídicos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s